08 dezembro, 2011

Dormindo sozinha

Nós sempre embalamos Leah e a colocamos no berço já dormindo. A hora do sono sempre foi muito tranquila aqui, demos muito colo e ela nunca deu trabalho. Colocá-la pra dormir era ficar com ela por uns 10 minutos na cadeira de balanço e pronto. Nós adoramos niná-la, é um momento muito gostoso.

Acontece que Leah continuava acordando no meio da noite. O que é normal, o sono humano se divide em estágios de sono leve, sono pesado, sono leve. Na etapa de sono leve podemos despertar. Leah seguiu acordando e mamando na madrugada até os 14 meses. Com o desmame eu achei que ela iria passar a dormir a noite toda, mas ela continou a acordar e demorar pra dormir sem mamar, o que me fez introduzir a mamadeira na madrugada por achar que ela ainda sentia fome. Quando fomos pro Brasil, durmimos juntas e ela dormia a noite toda. Provavelmente acordava, mas via que eu estava ali do ladinho e voltava a dormir. Consequentemente, a mamadeira da madrugada foi cortada.  Voltamos pra casa e Leah voltou a acordar, sem chorar, ela sempre acorda feliz, mas não sabia voltar a dormir sozinha.

Especialistas dizem que durante esses microdespertares do sono, se o bebê acorda no mesmo lugar em que adormeceu, ele volta a dormir. E foi com base nisso que resolvi mudar a forma de botar Leah pra dormir, na esperança de noites ininterruptas de sono. 

O que fiz foi: continuei a niná-la na cadeira de balanço até que ela começasse a fechar os olhos, e assim sonolenta, mas sem estar dormindo ainda, eu a deitava no berço. Era só deitar pra ela despertar, mas eu ficava ali deitando ela novamente e fazendo carinho. No primeiro dia levou 1 hora e meia pra ela dormir, no segundo dia 50 minutos, no terceiro 10!! Na maioria dos dias eu fico sentada no ao lado do berço esperando ela dormir, ou pelo menos ficar mais sonolenta. Mas se ela começa a tentar brincar comigo eu saio do quarto. Geralmente ela não chora e dorme logo, mas se chora eu volto e fico mais tempo com ela sem a tirar do berço. É engraçado como basta eu entrar no quarto e ela mesma se deita rapidinho. Não achei que seria tão fácil, ficamos impressionados como ela entendeu tão rápido que pode deitar tranquila em seu berço e dormir segura e confiante, sabendo que estamos sempre ali pra ela quando quiser/precisar. 

Ela de fato tem dormido melhor. Noites inteiras. As vezes que acordou foi por causa da maldita chupeta, mas ela já não se levanta mais, continua deitada, não chega nem a abrir os olhos, é questão de 10 segundos pra eu ir lá dar a chupeta e voltar pra cama. Se não fosse meu ouvido biônico pra me fazer estar plantada ao lado do berço com o mínimo de ruído que ela faz, provavelmente ela iria voltar a dormir sem minha intervenção. 

Mesmo quase morrendo de dó ao vê-la adormecer sozinha, estou muito orgulhosa da minha pequena e satisfeita com os resultados. É uma nova fase aqui em casa, fase de uma bebê mais crescida e independente, não dá pra não ficar com o coração apertadinho.

12 comentários :

  1. Amiga, é pra icar é mto felizzzzzzzzzz.
    e parabens ão só a Lea, mas, tbém pra vc por ser essa super maezona.pois, estas dicas vejo sempre no programa americano q passa aki no Brasil, supernany, imagino q vc conheça tbém.
    são dicas q dão super certo, mas, qnd eu me meto a dá pra alguém, ouço logo: pra vc é fácil, afinal vc não tem filhos..........
    aff! morro!
    mas, sei q funciona sim e q ñ é uma missão impossível colocar os filhos, mesmo q bbs pra dormir sozinhos.
    parabens.
    bjokas!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela conquista! Aqui a Lari sempre dormiu sozinha no berço, só em algumas poucas vezes eu tive que ficar do lado dela fazendo carinho.
    É bom, enche nosso coração de orgulho, mas aperta doído lá no fundo a cada novo passo dessas mocinhas! Aqui o que me dói cada vez mais é a hora da comida. A moça aqui faz birra quando eu tento dar, nem fico forçando, deixo ela "comer" sozinha. É lindo de se ver, mas confesso que machuca! Queria poder fazer tudo e mais um pouco, enquanto ainda há tempo. Mas são fases, essas irão e novas surgirão, o que permanece é a certeza de que sempre estaremos ali, prontas pra tudo.

    Um beijo pra você e sua princesinha linda!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, q legal! Parabens!!! Uma amiga fez isso com a bebê dela de poucos meses e deu mto também. Hj ela tbm esta com quase 2 anos e da o horario de dormir a mãe so a coloca no berço, da a mamadeira e sai do quaro,qdo volta pra pegar a mamadeira ela ja esta dormindo. Mto bom isso né?

    Em janeiro ou fevereiro vou tentar tirar o Arthur da nossa cama mas ja vou colocá-lo numa cama mesmo ao inves do berço.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa tbm rola exatamente igual. rafa vai rpo berço depois q el ja adormeceu mamando ou deitadinha em eus braços. nunca a ocloco chorando. e se ela acorda chorando quando vou colocar no berço, tiro, dou mamà de novo, dorme em meus braços, ai sim coloco.

    Por aqui tbm acorda de madrugada 1 vez. Gostaria q ela dormisse a noite toda, mas isso, so o tempo dirà, nao sei quando serà q ela nao vai querer mamar nas madrugadas, mas tudo bem, a gente esta por perto. O berço dela fica ao lado do meu, ela esta aprendendo sozinha a ficar acordada sem chorar. Pouco tempo, mas ja fica sem chorar...

    Parabens pra Leah amiga, nota-se q vcs sao mto amorosos mesmo, e isso ela esta tirando de vcs. coisa mais linda do mundo.

    beijao nessa simpatia!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, mais uma conquista!!!
    Sofia tb dorme no colo, eu acho uma delícia e deixá-la sozinha no berço é arriscado, a pequena não para quieta e é perigoso cair novamente...mas ano que vem promete muita mudança por aqui...rsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Dayane. É muito bom nos encantarmos com as mudanças de fases dos filhos, não é?! Me encanta também a sensibilidade que só uma mãe tem de perceber as necessidades do filho e se adequar às mudanças. Beijos para vocês duas! Renata.

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha!!! Isso é motivo de comemorar, afinal é o sonho de toda mamãe: uma noite inteirinha de sono tranquilo pra mamãe e o filhote!

    Bjus

    ResponderExcluir
  8. É uma delícia vê-los crescendo e mudando de fase, mas que o coração fica apertadinho fica! As vezes o Nino corre de mim e eu dou tchau ,esperando que ele venha correndo atrás de mim, nada, ele me manda tchau e beijinho e corre hahaha. Bjooooooo

    ResponderExcluir
  9. Amiga, aqui a gente usou essa mesma tática. Dos três meses até um ano, a gente balançava(na rede, claro! já viu cearense sem rede?haha) e colocava no berço. Depois passamos a colocá-lo lá ainda sonolento. E até hoje é assim. Dorme no berço tranquilo.
    Claro que tem umas fases meio loucas, de voltar a acordar de madrugada, mas dois ou três dias depois, a dormida volta a tranquilidade!

    Ó, adorei os pitacos,e as dicas tbm! Tô precisando amiga! rsrsrs
    Não vamos perder as esperanças né?! hahahahaha

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. parabéns, isso é uma conquista, mesmo nosso coração ficando apertadinho em perceber que elas estão crescendo né ;)
    Por aqui ainda não rolou o desmame...e ainda rola cama compartilhada! Aos poucos vamos melhorando..
    beijão

    ResponderExcluir
  11. Essa Leah é mesmo uma boneca! Bastaram três dias de treino para ela aprender que já deve dormir sozinha.. Eu coneguia colocar a Ana Luiza para dormir sozinha quando ela era mais nova, conforme foi aprendendo a sentar, foi ficando mais difícil, quando aprendeu a ficar em pé, aí sim que não teve mais jeito. Agora a gente deixa ela dormir na nossa cama, ligo a tv com algum dos dvd's dela e fico sentada do lado, ela assiste um pouco sentada e quando dá o sono deita sozinha e dorme. Não é tão bom quanto deixar ela dormir sozinha no berço, mas tá funcionando então não vou mudar nada por enquanto.
    Quanto a chupeta a Analu sempre foi suuuuper viciada, no começo eu também tinha levantava para achar a chupeta pra ela. Agora a chupeta fica presa em um paninho e eu deixo duas ao lado dela durante a noite, aí se ela acorda, acha rapidinho e coloca sozinha, tenta fazer assim, quem sabe a Leah acostuma e você consegue ter uma noite toda de descanso..
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Que bom que deu tão certo tão rápido! Aqui não está funcionando ainda não. Dou janta para a Helena cedo, ficamos uma hora ainda acordadas e só então que a ponho no berço. Fico por perto caso ela queira mais um carinho ou se a chupeta cai da boca e ela costuma adormecer com facilidade. Mas umas 5 horas depois ela já acorda, querendo mamar e segue acordando no mínimo 2 vezes por noite. Acho que ainda está novinha (com 9 meses), espero que com o tempo as coisas se ajeitem, pois estou com tanta vontade de dormir uma noite inteirinha novamente....

    Beijo,
    Karen
    http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

    ResponderExcluir