21 dezembro, 2011

Nossa nova tradição de natal

Nessa época do ano em todo canto tem caixa pra coleta de doações de brinquedos. Mas uma das coisas que gosto muito aqui onde moro é a facilidade pra se fazer doações o ano todo. Tem sempre grandes caixas pra coleta de roupas e sapatos usados espalhados em vários pontos da cidade. Tem uma grande loja que vende bem barato produtos de segunda mão, tudo lá é doado. E tem meu favorito: caminhões de fundações que passam na porta de casa recolhendo doações. Chega na caixa do correio um cartão da fundação avisando qual dia o caminhão irá passar na minha rua. Eles geralmente precisam de roupas, sapatos, cobertores, eletrodomésticos, brinquedos, etc. Tudo que tenho que fazer é separar o que vou doar e colocar na calçada cedinho com o cartão junto pra que eles possam identificar. Existe praticidade maior? 

Como natal é época de ganhar mais brinquedos, resolvemos fazer aqui em casa uma tradição: pra que novos brinquedos entrem, alguns terão que sair. Vamos poder ensinar as crianças a importância da doação, do desapego, e de quebra evitar amontoados de brinquedos encostados. 

Esse ano nosso presente de natal pra Leah não é brinquedo propriamente dito, mas sei que ela vai ganhar alguns dos avós e quis logo começar nossa tradição. Eu já tinha alguns brinquedos separados esperando pelo próximo caminhão passar por aqui, mas quis separar mais alguns especificamente para nossa tradição.  Como Leah é muito pitica pra escolher quais brinquedos quer doar, eu fiz por ela.

Brinquedos saindo pra que outros possam chegar.

Agora sim Papai Noel já pode passar por aqui.

8 comentários :

  1. Dayane, parabenizo muito vocês por isso que fazem. A Leah só tem a lucrar com isso. Vai aprender a doar-se assim como vocês o fazem. Vai aprender o desapego.
    Quem não sabe como merecer o céu, é só consultar as escrituras e ver que Jesus, no julgamento final, chama as pessoas que deram de comer a quem tem fome, visitaram doentes, visitaram presidiários,...,enfim praticaram o amor incondicional. Sem interesses. Ele não cita outras coisas. Baseia-se apenas no "Amai-vos uns aos outros".
    Muito legal essa postagem, e essa ideia do caminhão é muito boa. Vou trabalhar para conseguir fazer o mesmo aqui na cidade que resido.
    Valeu!
    Um abração para vocês.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  2. Que ótima idéia e praticidade...Amei a nova tradição, temos que dar espaço para o novo entrar e muito importante os pequenos aprenderem esse gesto de doação.
    Tenho certeza de quem receber vai ficar muito feliz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Dayane, lindo gesto...
    Também vivo separando as coisas que Sofia não usa mais, tem sempre alguém precisando.

    Bjs e bom natal!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, isso é muito bom, aqui nós fazemos igual, durante todo o ano podemos doar, mas temos que caminhar 1hora para poder doar, por isso existe pouca gente, nem todos tem carro !
    Beijão, olha quem receber esses brinquedos vai ficar muito feliz !

    ResponderExcluir
  5. Acho muito importante doar as coisas que não usam mais pra pessoas que precisam, ótima iniciativa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Dayane, sou super a favor desse desapego. Acho péssimo ficar com um monte de coisa que a gente não usa dentro de casa, enquanto tem muoita gente precisando. Seja brinuedos, roupas, eletrodomésticos e móveis.
    Parabéns por esse seu gesto! Você está ensinando a Leah a seguir o caminho certo.
    Amei a praticidade daí. Quem me dera se aqui no Brasil fosse assim também. Eu tenho um monte de coisas da Analu separadas na casa da minha mãe, mas por falta de tempo ou até mesmo preguiça, acabo deixando a doação para amanhã.. Vou mandar uma carta para o prefeito daqui, quem sabe ele não se inspira no sistema de doação da sua cidade... Hehehe

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Mto bom!!
    Tbm ja passei todas as roupinhas de Rafa q nao servem mais, e tbm farei isso com os brinquedos. Isso e bom em todos os sentidos.
    Parabens amiga, pelo gesto, com certeza Deus esta vendo tudo isso, e o coraçao dele fica alegre, pois a alma generosa, certamente serà prosperada.Um forte abraço e Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  8. Q lindo gesto Dayane! Aqui ficamos só na teoria. Íamos comprar uns brinquedos baratinhos pra doar. As doações dos brinquedos do Arthur ja tinha feito antes do dia das crianças... mas enrolamos, enrolamos e acabamos não comprando os brinquedos para doação. Mas doação de coração pode ser feita tbm em qqer época do ano, né? Ainda vamos fazer. Chegamos a doar leite, ajudar algumas entidades, ao menos ja ajudamos algumas pessoas.

    Parabéns pelo gesto, Leah sem duvidas vai crescer sabendo os valores, desapegos e saber dividir tbm.

    Um feliz natal a vcs, adorei conhece-la ao menos virtualmente, adoro suas historias e sempre estarei por aqui.

    Beijo

    ResponderExcluir