13 fevereiro, 2012

Aulas Comunitárias

Aqui no meu estado tem um programa de educação familiar da primeira infância que oferece educação, suporte e diversão para famílias com crianças pequenas. Achei que seria ótimo pra ter o que fazer nesse inverno e inscrevi Leah em 4 classes:

What Will We be Today? 1-2 anos. Brincadeiras com imaginação. 1 sessão.
Nessa aula a educadora primeiro leu um livro onde uma criança imaginava várias coisas de uma caixa de papelão, depois as crianças foram liberadas pra brincar com duas caixas de papelão grandes e um forte que era uma mesa coberta com lençóis. Nós pais incentivávamos verbalmente "Ah você ta dentro de uma nave espacial?". Contou-se uma história em que as crianças acompanhavam o ritmo batendo as mãos na perna (no caso os pais que faziam), a brincadeira seguinte foi pra se vestir com roupas de adultos, sapatos, camisas, bolsas, chapéus, colares, óculos. A aula foi encerrada com a leitura de mais um livro. O objetivo foi mostrar como podemos incentivar a imaginação dos pequenos com coisas simples que temos em casa. E eu fiquei feliz ao ver que tudo da aula foram coisas que eu e Leah fazemos no dia-a-dia.

Tiny Toddlers 10 - 20 meses. Atividades destinadas a promover todas as áreas de desenvolvimento e  discussão informal entre pais. 10 sessões. 
Na primeira parte as crianças brincam livremente, as educadoras dão atenção a cada um e sempre enfatizam foneticamente o que a criança está fazendo "Você a-b-r-i-u a caixa! Você pode f-e-c-h-a-r a caixa?" Para cada etapa cantamos uma musiquinha pra ajudar as crianças na transição. Cantamos uma música para guardar os brinquedos e começar o circle time (sentar em círculo no chão). Nessa parte cantamos músicas com gestos (as crianças adoram) e leitura de livros. Depois cantamos uma música para lavar as mãos e os babies sentam na mesinha pra lanchar. Nessa hora começa uma discussão entre as mães. A educadora sempre pergunta um ponto alto e outro baixo que tivemos com nossos filhos naquela semana e também cada semana tem um assunto a ser discutido, trocamos idéias. Enquanto as mães conversam, as crianças brincam e finalizamos com uma musiquinha de saída.


Infant/Toddler Storytime 0 - 24 meses. Brincadeiras, música e leitura. 3 sessões.
A maior parte do tempo as crianças brincam e/ou pintam. Depois sentamos em círculo pra cantar e ler livros.

Toddler Gym Time 1.5 - 2 anos. Atividades em ginásio. 5 sessões.
Essas aulas ainda não começaram, mas é a que estou mais animada pra participar, quer dizer, levar Leah. Hehe A descrição diz: Uma oportunidade para experimentar movimentos e aprendizado cognitivo através de música, equilíbrio outras  atividades motoras. Crianças irão experimentar  a necessidade de compartilhar e trabalhar juntas como um grupo.

Eu to adorando. Tanto que to pensando em sempre inscrever Leah em pelo menos uma aulinha. É um excelente programa de ajuda no aprendizado, desenvolvimento e socialização de crianças pequenas e de suporte aos pais, já que escola mesmo aqui só começa aos 4 anos.  

10 comentários :

  1. Adorei! Muito legal! Será que em Utah tem um programa parecido? Porque é tão difícil manter as crianças em casa esse inverno tão longo. Vou pesquisar sobre! Ótimo post! Um beijo, Karine.

    ResponderExcluir
  2. Mas que legal, Dayane. Muito bom. Leah vai adorar! Beijos para vocês duas!

    ResponderExcluir
  3. Q máximo!! Bem q podia ter algo parecido por aqui tbm. Queria colocar o Arthur na escola para se socializar mais e desenvolver mais tbm mas não vou colocar ainda... se tivesse algo assim para eu poder participar junto seria ótimo! Vai contando como a Leah se sai nas aulas!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi Dayane,

    prazer em te conhecer! Legal saber de outra blogueira-mãe-expatriada por aí. Também adoro essas atividades, tudo tão organizado, ne?

    No mais, obrigada pelo comentario carinhoso sobre o nascimento da Lily. Adorei!

    Grande beijo pra vc,

    Lu

    http://nicolandoporai.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. ai q lindo amiga!
    bastante diversao, distraçao, educando, muito lindo! Leah nao vai ficar entediada no inverno :D
    beeeijos!

    ResponderExcluir
  6. Parece tudo muito organizado, tendo objetivos definidos. Acho ótima essa oportunidade para as crianças e para os pais também. Uma maneira de socializarem e interagirem. Sabe que aqui também tem algo parecido, porém com poucos objetivos e atividades.
    Uma vez escrevi sobre isso no meu blog, caso queira conhecer e dar uma espiada, segue o link:
    http://vidaalemanha.blogspot.com/2011/02/spielgruppe-alle-dienstage.html
    Mas muito bom! Adorei!
    Beijos e aproveitem mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dayane! Vim te conhecer e adorei esse post. Ideia legal essa, hein? Vou lá fuxicar mais. Bjão

    ResponderExcluir
  8. Dayane querida,
    Agora você matou a pau. Que demaaaaaaaais! Adorei, adorei tudo. Queria ir aí com você e com a Leah. Um contato rico entre mãe, bebê, atividades. Que experiência fascinante.

    Por aqui nós temos creche a partir de um ano. A Bia frequenta meio período mas antes da creche, eu frequentava o "öppna Förskolan", esse lugarzinho aqui ó:

    http://cintiaanira.blogspot.com/2010/09/baby-cafe.html

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Dayane, Amei. Idéia rica e maravilhosa! Nunca ouvi nada parecido aqui em Jundiaí-SP, mas vou pesquisar e quem sabe dar a dica para alguns amigos da área da educação.
    Bjo

    ResponderExcluir