29 abril, 2012

Circuito Psicomotor Caseiro

Pegando carona no post anterior, vou mostrar o circuito que faço pra Leah aqui em casa. Ou pelo menos fazia durante o inverno pra entreter e deixar Leah gastar as energias. 

Circuito psicomotor auxilia no desenvolvimento da coordenação motora ampla, esquema corporal, espaço, tempo, percepções tátil, visual, etc. Só o que precisa é dar oportunidades pra criança se movimentar, é super fácil de fazer com o que se tem casa. Esse é o circuito que montei com o tinha em mãos:

1˚ Barra de equilíbrio. Achei essa tábua na garagem. Leah não entendeu que era pra caminhar por ela sem tocar o chão daí apoiei com essas caixas de guardar brinquedos mas não foi uma boa idéia, agora Leah tira as caixas das prateleiras pra subir em cima (ops!). Acho que é melhor pra treinar o equilíbrio se a barra tem alguma altura, mas diversão é o foco aqui e acho que plano também funciona, dá até pra fazer uma linha no chão com fita adesiva, desde que a criança pegue a idéia.  


2˚ Na falta de bambolês/argolas cortei círculos de papel pra Leah pisar, um pé em cada círculo.


3˚ Rastejar. Obstáculo feito com uma prateleira da estante e duas cadeirinhas. Dá pra usar papelão ao invés da prateleira, ou corda. Ou pode só pedir pra criança passar por baixo da mesa, ou por baixo de cadeiras grandes...

4˚ Subir a "escada" e pular o sofá. Fiz a escada com mais duas caixas de tamanhos diferentes.

 5˚ Por fim, escorregar. Tirei as almofadas do assento do sofá e fiz o  escorrego com elas suportado com almofadas em baixo.


Agora é só recomeçar o circuito! 

19 comentários :

  1. nossa que legal =) bem criativa! a Leah deve ter se divertido muuito ein hehe beijaoo


    mommyinfinland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!!!! Ótima ideia para dias chuvosos.

    bju

    ResponderExcluir
  3. Menina, vc é criativa! Nina por aqui faz seu circuito por conta própria, como andar pelas costas do sofá, pular lá de cima, se equilibrar na poltrona... mas confesso que o seu é mais seguro, rs. Bjks

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Você é mamãe com alma de criança! E Leah se divertiu de montão! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga, amei o seu blog, ficarei imensamente feliz se vc conhecer o meu cantinho. www.gustavoegaby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Muito criativo... Leah deve amar... Beijos

    ResponderExcluir
  7. Uau!!! Muito bacana mesmo! Quanta criatividade hein?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. A- do- rei!!!! Quantas idéias bacanas e fáceis de serem feitas em casa...gostei muito...seria bom para minha pequena e para mim, assim eu aprendendo a me desencanar dos tombos...e a pequena fica se torna uma criança mais segura de sí...obrigada mesmo por compartilhar isso, será de grande utilidade, depois te conto!!

    bj

    ResponderExcluir
  9. Preciso fazer um circuito desse aqui, muito legal mesmo!

    Sobre o negocio, ja é internacional! rs É na verdade daí, do Texas. Se expandiu em 35 países. Você também poderia fazer o que eu faço aí, sem o menor problema, estou adorando, viu! Acho q vc também iria gostar! Nada como ter uma boa renda (boa mesmo) flexibilidade de horarios, não ter patrão, enfim tudo de bom! hehe

    Beijão

    ResponderExcluir
  10. Através do seu blog e esse post sobre o circuito psicomotor conclui que vc pode se interessar pela Pedagogia Montessori. Existe no Facebook um grupo de discussão sobre a filosofia Montessori, convidamos vc para esse grupo online, o grupo é composto de famílias e educadores:
    https://www.facebook.com/groups/131727546931915/
    Veja no meu blog outro exemplo de circuito psicomotor bem montessoriano: http://naubrincandodeblog.blogspot.com.br/2011/09/semana-montessori.html

    ResponderExcluir
  11. AMEEEEEEEEEEEEEEI!!!!!
    Era tudo que eu precisava pra fazer um desses pra Lara também!

    As férias que me aguardem! =D

    ResponderExcluir
  12. Ah, Dayane, que ótimo esse post!
    Sou sua fã, viu? :)Amei! Ótimas ideias para estimular os pequenos.
    Se vc souber de algum circuito similar pra bebês menores, me avise?

    PS: fiquei meio fora da madresfera por uns dias, estava com saudades. Até vou escrever sobre isso no blog, mas é impressionante como senti falta desse troca.

    bjos pra vc e bjões pra Leah lindona!

    ResponderExcluir
  13. Fantástico este circuito caseiro. Adorei! Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Toc-toc-toc.. Posso entrar???
    Oi Dayane. Vim conhecer seu blog por intermédio da Ana Julia do blog Torne seu filho mais inteligente... Adorei.. Parabéns!!

    Eu tenho uma filha um pouco mais nova que sua linda Leah e vou aproveitar sua ideia de circuito para fazer em casa... :)

    Fique a vontade para conhecer meu cantinho... Voltarei mais vezes...

    Beijocas
    Carol

    ResponderExcluir
  15. Superrr ideia para o inverno que está chegando!!!!

    ResponderExcluir