03 abril, 2012

Deschupetada

É com grande alegria que venho anunciar que a minha filhota é uma menina deschupetada!!!

Sabe quando você grávida, diz que não vai fazer certa coisa e quando o bebê nasce você morde a língua? Então, aqui a chupeta foi uma delas. Eu não pretendia dar chupeta pra Leah e caso eu resolvesse dar, seria só depois de um mês, pra não atrapalhar na amamentação. Tanto que não comprei chupetas, nem mamadeiras. As mamadeiras chegaram aqui junto com minha bomba de tirar leite, quando Leah tinha 2 meses, e só tomava mamadeira (com meu leite) ocasionalmente, quando ficava com os avós. Mas a chupeta, essa metida, já chegou aqui junto com a pequena Leah, me deram uma no hospital. Com a tentação dentro de casa não deu outra. Dois dias foi o tempo que aguentei sem. A amamentação já estava muito bem estabelecida e acalmar bebê o tempo todo no peito é desgastante. Não resisti.

Quando petica, Leah só usava a chupeta pra adormecer. Eu até usava o fato da chupeta cair da boca como sinal que ela tava em sono profundo e já podia deitá-la no berço. E se a chupeta não caísse, eu tirava. Com alguns meses ela segurava bem e passou a dormir mais tempo com a chupeta. Durante o primeiro ano Leah só usava a chupeta pra dormir e pra se acalmar quando alguma coisa a fazia chorar, mas nada de ficar brincando com chupeta na boca, ela também nem fazia questão. 

Mas há alguns meses Leah viciou geral e acabava ficando com a chupeta por mais tempo durante o dia. Quando eu pedia pra guardar no berço, ela obedecia. Coisa fofa. Mas recentemente ela queria a pepê o tempo todo. Resolvi que era hora de deschupetar

Primeiro diminui o ritmo, por uma semana a chupeta ficou restrita à hora de dormir somente. Deixamos de dar no carro e de usar pra acalmar sempre que ela chorava. Quando Leah pedia, eu explicava que a chupeta era só pra hora de dormir. Quando ela acordava eu pedia pra ela guardar a chupeta na gaveta. Quando ela chorava no carro eu conversava com ela, dizia para onde estávamos indo, o que íamos fazer lá, fazia perguntas. Leah sempre presta muita atenção quando faço perguntas, ela para pra pensar, entender o que estou falando e tentar responder. Agora ela fica super bem no carro, conversa muito, coisa mais linda ouvir as "conversas" dela. Com a chupeta ela ficava quieta demais, é tão melhor ouvir ela brincando.

Segunda-feira da semana passada, foi o dia escolhido pra dar adeus. Escondi todas as chupetas. Na hora da soneca, fui com Leah pegar a chupeta, abri a gaveta e não tinha nenhuma. Perguntei pra ela, cadê a chupeta? Acabou! Saí com ela procurando pela casa. Olhei em baixo do berço, em baixo do sofá, nas gavetas da cozinha e na minha bolsa. Não achamos nenhuma e falei: não tem mais Leah, acabou. Fiz uma mamadeira e fui botar ela pra dormir. Enquanto tomava o leite ela já estava revirando os olhos. Mas quando acabou e eu não dei a chupeta pareceu que a menina tinha tomado uma carga de energia, ela sentou e perguntou: pepê? Falei novamente que tinha acabado e essa foi a última vez que ela falou na pepê. Ela não pediu mais, nem chorou, só perdeu o sono completamente. Continuei sentada com ela na cadeira de balanço, cantando musiquinhas, tentando fazê-la dormir. Ela começou a conversar e brincar. Botei ela no berço e saí. Ela ficou meia hora brincando sozinha, quando finalmente reclamou, eu voltei. Ela queria sair dos meus braços e andar, mas não a soltei, ela então chorou por uns trinta segundos e começou a fechar os olhos. Quando fui colocar no berço ela chorou. Só na terceira vez, com ela dormindo profundo foi que consegui deitá-la no berço. A noite foi do mesmo jeito, ela tomou o leite e sem a chupeta, ficou ligadona no 220. Quando Leah faz isso, de querer brincar na hora de dormir, eu a deixo no berço até ela querer dormir. Então botei Leah no berço, mas diferente da tarde, ela não ficou brincando, chorou logo que saí. Dei um minutinho antes de voltar. Sério, foi só o tempo de eu ir na cozinha tomar um copo de água e o marido já tava: "Amor, esse choro é tão triste, não é choro de raiva nem nada, é choro de saudade, vamos dar a chupeta só mais uma vez?" Mamães, quando esconderem as chupetas da cria, escondam também do papai. #ficaadica. Enfim, peguei Leah e sentei na poltrona com ela, demorou mas dormiu. Acordou na madrugada e levou um bom tempo pra voltar a dormir, mas pelo menos foi sem choro.

E assim ela foi deschupetada. Posso morrer de orgulho porque ela não chorou, não fez escândalo nem gritou pela pepê como eu imaginava que iria acontecer? Eu não esperava que seria tão fácil. Acho que tirei bem no momento certo, talvez se eu tivesse tentado antes, ela não entenderia, ou se tivesse deixado mais pra frente, ela não engoliria essa história. Só levou bem mais tempo pra colocar ela pra dormir e nos primeiras dias acordou de madrugada. Agora ela já toma o leite e vai dormir, e dorme a noite toda. Achei tudo muito tranquilo.

Agora a próxima missão será tirar a mamadeira e depois as fraldas. Essa última eu não tenho pressa nenhuma! Hehehe

12 comentários :

  1. Q orgulho ein? E um certo alívio tbm não é? rs

    Arthur tbm deixou com 1 ano e meio, sem dar trabalho nenhum... procurou não achou e ficou super conformado q não tinha mais...

    Olha q engraçado, qdo ele usava a chupeta eu achava bonito, fofo. Depois de um tempo q ele deixou comecei a achar horroroso..rsrs a criança tão linda e com aquele chupetão na boca não tava combinando mais! rsrs

    Tava com saudades das novidades por aqui!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. que gostoso quanto essas coisas acontecem tranquilamente né, que bom que Leah aceito bem tudo isso...! Por aqui tbm aconteceu super natural quando a Lavinia tinha 9 meses... esquecemos na minha sogra e ela aceito bem ficar sem, nem chorou a partir desse dia nunca mais ofereci! Agora o desmame eu já acho mais complicado, ainda não encontrei um momento certo por aqui..
    beijãooo

    ResponderExcluir
  3. Nossa Dayane, que delícia. Parabéns!

    Preciso me esmerar e tomar uma atitude com a chupeta da Beatriz. Adorei saber da sua conquista. Espero logo contar algo parecido, sem escandalos.

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Sucesso total! A gente sempre acha que vai ser complicado, qndo vê eles nem lembram mais da bendita!!! hahahaha

    Aqui foi tranquilinho tbm. Nada de choro e drama. Ele só perguntou, por dois dias. E nunca acordou de madrugada atrás!!!

    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Parabéns...por aqui estamos nos preparando para isso tb...

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Menina, se tem uma coisa, que me arrepia é pensar em tirar a chupeta da Nina: ela é suuuper manhosa! Já até imagino ela gritando pela casa chamando a pepê. Mas fiquei cheia de orgulho da Leah, viu? Uma moça, praticamente. Linda, linda. Bjão

    ResponderExcluir
  7. Ah que maravilha.. parabens por mais essa vitoria :)

    ResponderExcluir
  8. Amiga primeiramente meus parabéns por mais essa conquista,Leah é uma mocinha linda e esperta entendeu tudo direitinho,nada como conversar com elas e ir explicando né! A minha meta também é igual a sua primeiro tirar pepeta,depois mamadeira que na verdade já comprei o copo de transição más ela está em fase de adaptação com ele tomando somente água más como já faz mais de uma semana tenho que passar a por leite logo rs,más já diminui a quantidade ela mamava 3 agora mama somente 2 e assim vai indo. Acho que temos o instinto de saber a hora certa para tomar alguma atitude com as crias né vem de dentro da gente afinal Mãe é Mãe.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Comigo aconteceu situação parecida com o desmame. Já que ele nunca usou mamadeira, nem chupeta e substituiu tudo pelo peito... rs. O desmame tb foi tranquilo, quando decidi que tinha chegado a hora certa, conversei com ele como vc fez com a Leah, é o instinto materno! Beijão

    ResponderExcluir
  10. Que legal que conseguiu sem traumas! O Nino (que também não ligava muito pras chupetas) está numa fase de pedir bastante, acho que está na hora de deschupetar por aqui também!!!! bjooooo
    PS. Estava com muita saudades de você e da Leah (conseguindo comentar poucoooooo). Saudades Saudades!!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu estou na mesma!
    Quero tirar a chupeta o quanto antes, porque ela está ficando viciada também, querendo toda hora.
    Até que ela não pede muito, só quando vê, ou quando quer dormir, e, assim como a Leah, no carro!

    Bom, espero que com a Lara seja tranquilo como eu tenho visto aqui pela blogsfera!

    ResponderExcluir