09 maio, 2012

Leah aos 22 (meses)

Semana passada minha moleca completou 1 ano e 10 meses, como ta crescendo e mudando.

Leah sempre foi ativa, mas não danada demais. Recentemente ela ta mais agitada, mais ativa, mais sapeca. Mais danada mesmo. Eu adoro, acho graça das travessuras dela. Pra mim criança tem que ser assim mesmo. 

Os professores do berçário da igreja falaram que nas últimas semanas ela ta mais social, falando mais, brincando mais com as outras crianças e se defendendo também, não deixa que tomem o brinquedo dela. Posso dizer que ela ta bem mais confortável na aula pelas pinturas. Leah sempre "coloriu" bem em casa, mas toda semana quando nos entregavam a folha de colorir dela tinha somente alguns rabiscos e às vezes uma pintura perfeita (feita pelo professor). Dava pra imaginar como ela ficava na aula só pela pintura: quieta, somente observando tudo em volta. Agora eu sei que ela ta bem confortável no ambiente. Vejam a evolução:

A primeira 
A mais recente

Ela tira a roupa e a fralda. Adora correr pela casa pelada enquanto eu corro atrás com a roupa na mão. Ela pede pra fazer xixi/cocô, mas só pela diversão de sentar no vaso, nunca faz nada. Ela finge estar dormindo quando peço pra ela descer da mesa. recentemente ela pulou do berço. E pulou direitinho, não caiu. Só ouvi um barulho alto e depois os passinhos dela andando pelo quarto. Se eu não vou logo pegar ela quando acorda, ela pula mesmo. Já cheguei bem em tempo de encontrar ela já com um perna pra fora do berço se reparando pra pular. Eu ainda nem to pronta pra passar ela pra cama.

Já tem mais de 2 meses que ela abandonou o cadeirão. Decidiu que queria comer na mesa igual o papai e a mamãe. O que seria um progresso veio também com um regresso. Ela que já comia sozinha desde os 16 meses, quando se libertou do cadeirão não para quieta pra comer e lá ia eu correndo atrás dela com o prato na mão pra ela comer mais um pouquinho. Agora ela já não fica mais correndo pela casa na hora de comer, fica em pé na cadeira, sobe e desce mas não vai pra longe, às vezes vai pegar um brinquedo e volta. Com essa liberdade toda de movimentos ela derrama mais comida agora do que derramava quando tinha 16 meses e também agora ela come pouco sozinha, eu que dou a maioria já que ela não para quieta. Passinho pra frente, passinho pra trás...

O vocabulário dela ta aumentando muito, fala principalmente em inglês. Ensinei ela a fazer o sinal legal. Outro dia pedi pra ela fazer legal pro papai, ela fez e falou "nice, nice". Eu nunca falei isso em inglês, acredito que ninguém fez isso pra ela na igreja ou nos desenhos que ela assiste. Como ela sabe a palavra em inglês pra esse sinal? Mistério. Parece que ela tem um tradutor automático. 

Ela pergunta "O que é isso?" (em inglês) para tudo o tempo todo. Pergunta inclusive o que ela sabe e responde a si mesma. Se ela pergunta e a gente não reponde ela fica no repeat "What's that?, what's that? what's that?..." até que a gente responda.

Além de falar obrigada e desculpa (em inglês), ela agora fala por favor (em português mesmo, iêi) quando quer muito alguma coisa. É um fufavô irresistível, ela ganha todas.

Ela identifica o dono de todo objeto que vê pela frente. "Exe é mamãe (esse é da mamãe), exe é papai, exe é Ia..."

Finalmente ela para pra me ouvir ler um livro. Mas a história tem que ser curta e nem sempre ela quer que eu leia, às vezes ela prefere ler sozinha, daí pega um livro pra mim e outro pra ela.

Tanto praticou que conseguiu, agora ela sabe pular!



E eu achava que correr era o auge...

15 comentários :

  1. Linda artista! E esse tempo "ruge"! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. aaah que coisa mais lindas essas tarefinhas né?
    a gente fica se babando..rsrs
    estava sentindo falta dos seus posts!!
    não some nãao..rsrs
    bjao pras 2
    perolasdealanis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Que video mais fofo :) e que bebe menina tão linda ;)

    ResponderExcluir
  4. hahaha que bonitinho ela pulando...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Que lindeza Dayane!!!!!!!!!!!!! A Leah esta muito fofa treinando os pulinhos!!!!

    ResponderExcluir
  7. Que linda! Ri muito com os pulos! Uma fofa!
    Vou correr pra me atualizar nas peripécias de Leah!
    Obrigada por ter sentido a nossa ausência! =))))

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Que coisa mais linda!!! É muito bom quando eles descobrem uma coisa nova. Não querem parar de fazer!!!

    bju

    ResponderExcluir
  9. Oi Dayane amei o seu cantinho e ficarei imensamente feliz se vc visitar o meu blog. Estou te seguindo
    Bjinhus
    www.gustavoegaby.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que fofa! Fase gostosa essa né? Vê-los se desenvolvendo e como isso acontece rápido!!!!! Enzito agora está começando a contar histórias pra mamãe e pro papai. Ele diz assim: "era uma vez um 'poquinho'. Acabou. Tchau" e fecha o livrinho. Uma graça!!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  11. oo meu deus que sapeca que ela está! Toda linda no video... Lavinia anda praticando essa arte por aqui tbm, por enquanto estamos só nos treinos.
    beijãooo

    ResponderExcluir
  12. Como é maravilhoso ver o desenvolvimento, ver como elas crescem rápido e aprendem com mais rapidez ainda! Adorei a pintura que ela fez no berçário da Igreja, e ver como ela está 'evoluindo' e se adaptando, e também não poderia deixar de PARABENIZAR a mamãe pelo interesse. Sabe, trabalho com o departamento infantil da minha igreja e vejo que muitas mães não se interessam pelo que os filhos aprendem ou fazem lá, pensam que por "não valer nota" como na escola, não tem importância... Gostei da sua atitude de ver, participar, e comemorar a 'evolução' dela :) Que Deus as conserve sempre assim, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Que linda!!! Parabéns por tantas conquistas dessa princesa!

    E feliz dia das mães!!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Dayane, é muito bom ver o desenvolvimento deles!
    Feliz dia das mães!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. ahah ahah ahaha!
    que graça ela fingir que está dormindo! :) fiquei aqui imaginando a cena.
    que delícia esses pimpolhos crescendo, né? e como se desenvolvem rápido, menina. O relógio deles não é o mesmo que o nosso, certeza!

    Parabéns por ontem, beijos enormes em vc e na lindona da Leah!

    ResponderExcluir