05 maio, 2012

O fim das mamadeiras

Quando Leah parou de mamar no peito, com 14 meses, tentei introduzir o leite de vaca logo no copinho de transição já pra evitar essa coisa de ter que tirar mamadeira depois. Mas ela não bebe muito no copo, toma uns goles e para. Preocupada pra que ela tomasse leite suficiente, passei a dar na mamadeira que era onde ela tomava tudinho. Até pouco tempo atrás eu ainda me perguntava se Leah tomava leite suficente. Desde o desmame ela tomava somente uma mamadeira de uns 220 ml antes de dormir. Às vezes ela tomava antes da soneca da tarde também, mas só quando ela dormia fora do horário, já que ela costuma dormir depois do almoço de barriga bem cheia. Quando tirei a chupeta foi que passei a dar uma mamadeira de suco sempre antes da soneca. Essa semana eu pensei com meus botões: Leah já tem quase 2 anos, não precisa de tanto leite, ela pega cálcio de outros alimentos, come bem os derivados, se eu tirar a mamadeira e ela não tomar muito leite não preciso me preocupar. E pronto, não dei mais mamadeiras.

Troquei a mamadeira pela leitura de dois livros. Expliquei pra ela que na hora de dormir ela não ia mais tomar mamadeira, a gente ia ler 2 livros e depois ela ia dormir. A hora da soneca é mais fácil, acho que por fazer pouco tempo que ela tomava a mamadeira de suco, ela não se importou em voltar a tirar a soneca sem tomar nada, mas já a noite acho que ela sente mais falta da mamadeira de leite, mas ela dorme direitinho. Tenho dado mais yogurt pra ela, mais leite no café da manhã e ofereço um copo de leite meia hora depois do jantar. Ela não toma tudo, mas acho que toma suficiente. Ou não. Voltei a me perguntar se ela toma mesmo leite suficiente.

O que vocês acham, mamães? Devo me preocupar com a quantidade de leite que ela toma, ou não?

7 comentários :

  1. ô amiga, sabe q eu me preocupo com a mesma coisa? rafaella esta com quase 10 meses e ela nao toma mais de 160 mls de leite. agora ela esta comendo solidos, mas nao acaba quase nunca com toda a mamadera, serà q è normal? eu achava q ela ja deveria tomar mais leite...como Leah ja teve 9 meses, me ayuda? rs
    beijao pra vcs. q saudades!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luly, nem sei ajudar, nessa idade Leah mamava só no peito.

      Excluir
  2. Eu creio que não há motivo para preocupação. De qualquer maneira tirar dúvida com o pediatra de Leah pode deixar você mais tranqüila. Laura nessa idade tomava leite no copo de tampinha com bico. Hoje, aos 3 anos toma leite puro só pela manhã. No mais alimenta-se bem dos derivados do leite. Por isso não vejo deficit nenhum. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Hummm, na verdade não sei qual é a medida recomendada... Nina ama leite. Toda hora ela pede, toda hora ela quer, acho que toma um litro por dia. Ainda gosta da mamadeira, mas não me preocupei em tirar porque estou mais tensa com a chupeta no momento. Mas acho que o ideal é falar com o pediatra mesmo, porque ele pode te orientar melhor, né? Dizer que alimentos você pode dar para substituir a quantidade de cálcio que ela precisa. Bjks

    ResponderExcluir
  4. Segundo o pediatra do Arthur, eles ainda devem consumir em média 600ml de leite por dia. Questionei sobre substituir por alimentos ricos em calcio e ele me disse q não era a mesma coisa, que o consumo do leite é importante não só pelo calcio, mas tambem pelas proteinas econtradas nele. Então seria 200ml pela manhã, 200ml a tarde e 200ml a noite. O que pode ser substituido é o leite da tarde ou da manhã por exemplo por iogurte ou queijos. No inicio quando eles largam da mamadeira é normal passar a tomar um pouco menos de leite e aos poucos eles vão aumentando a quantidade, é so não encanar muito com alguns acidentes de leite na roupa ou até no chão! rs

    Espero ter ajudado!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olha, você sabe que ela não precisa ingerir leite de vaca se ela tem cálcio de outros alimentos né? O ser humano é o único mamífero que TOMA LEITE depois de desmamado! Então até onde eu saiba não há a menor necessidade desde que ela consuma derivados. Diante disso, acho que o que ela tem ingerido é o suficiente, aqui mesmo a Beatriz ainda mamando no peito ela pede leite de vaca, toma pouco, e se eu vejo que ela está tomando MUITO no dia eu tento substituir por yogurt (que ela toma bastante também) e queijo que ela adora, porque o leite de vaca tem MUITA gordura, entende?


    Beijos e espero que tenha ajudado. rs

    www.parabeatriz.com

    ResponderExcluir
  6. Oi flor! Creio que ela está ingerindo cálcio suficiente nos outros alimentos, e a mamadeira não vai fazer diferença, viu? Ah, e parabéns pela iniciativa de ler 2 livrinhos antes de dormir, muito bom incentivar a leitura! Beijos!

    ResponderExcluir