07 junho, 2012

Entrando numa fria

Tem algumas semanas que Leah aprendeu a abrir a geladeira e tem sido uma dor de cabeça desde então. Na hora das refeições, ela abre a geladeira e quer pegar qualquer besteira pra comer. Faço o prato dela, digo pra não abrir a geladeira e sento na mesa. Ela chora, chora, de raiva e frustração por não poder comer o que quer, na hora que quer. Eu a entendo e por isso espero pacientemente. Espero ela parar o escândalo e vir sentar na mesa comigo. Logo ela para, senta e come o que tem no prato, ainda que bicuda.
Acho importante que ela tenha opções de escolha e gosto do fato dela saber reconhecer quando tem fome e saber onde ir. Nunca temos guloseimas na geladeira, nada que ela não possa comer, problema é que ela ainda não sabe fazer escolhas adequadas e não tem noção de limite. Outro dia ela queria comer vagem pro café da manhã. Ótimo que ela gosta tanto de vagem, mas pro café da manhã? Prefiro que ela deixe as verduras pro almoço/janta e coma de manhã cereais, lacticínios, etc. Hoje ela pegou iogurte, até que fim acertou. Mas depois do iogurte ela queria macarrão!
Aqui tem queijo em forma de palito (cheese stick) e Leah a-m-a. Só que quando ela come muito queijo fica constipada, então impus o limite de um palito de queijo por dia. Desde que aprendeu a abrir a geladeira que é o dia todo indo na geladeira pegar queijo. Ela vem toda fofa e feliz com o queijo pro meu lado, falando cheese, cheese e com aquele olhinho do gato do Shrek pra que eu abra pra ela. A solução tem sido abrir e dar só a metade ou menos, daí na próxima vez que ela pega ela pode comer mais um pedaço, totalizando um palito, ou um palito e meio por dia. Assim diminui a quantidade de vezes digo pra ela guardar o queijo porque já comeu demais e consequentemente menos choro e frustração.
Outro problema é uva, que é bem fácil dela pegar e comer sem precisar que eu faça nada. Mas se ela come uva demais, o cocô fica ácido e ela fica assada. Então eu preciso controlar a quantidade também, e claro, ela não gosta nadinha disso de comer só umas uvinhas por dia.
Até que nem sempre é somente problema. Ontem mesmo eu estava terminando de fazer a janta, ela já estava com fome e pegou ervilhas na geladeira. Ótimo, comeu ervilhas de entrada enquanto eu terminava de fazer o jantar. Outros tempos ela estaria chorando, irritada pela fome e eu irritada tentando terminar a janta o mais rápido possível.
Ah, no final de semana quando Leah acordou eu a tirei do berço e fui no banheiro, quando saí, vi Leah feliz da vida, pulando pela casa. Ela tinha pegado pedacinhos de chocolate de cima do bolo que eu fiz pro aniversário do papai. Nesse dia, comemos bolo de chocolate pro café da manhã, porque de vez em quando a gente merece, né?

De todo jeito, já providenciei uma trava pra geladeira. 

13 comentários :

  1. kkkk, ai q fofa!
    qualquer dia desses ela abre a geladera e pega o proprio leite e torna a dormir, rs.
    aqui em casa tem sido assim as vzs, Rafaella acorda de manha, pega a mamadera q ficou com um restinho de leite, gelado (porque aqui ta frio d+), bebe o leite, e torna a dormir, rsrs.
    Tal vez pode ajudar q vc coloque alguns alimentos em tupers, e q fique na parte alta e no fundo da geladera. e o q ela pode comer, fique solto e na parte da frente. Outra coisa...entretenimento, se ela fica mais entretenida,tal vez ela coma menos...rsrs. Mas outra coisa, se ela brinca bastante durante o dia, e normal ela sentir fome, pois criança queima bastante caloria.

    Outra sugestao: serà q nao ajuda fazer alguns picoles de yogurte e fruta? bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ah, miga, to d blog novo: MADE IN URUGUAY.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que fofa! É lindo, mas no dia a dia acaba irritando as vezes a gente. O Nino também aprendeu a abrir a geladeira e os armários, desde então fica querendo comer coisas antes do almoço, e a toda hora. Acho bom saber a hora que eles estão com fome ( ou vontade) mas se é perto do almoço eu não deixo e é um chororô!!! Estava com muita saudades de vcs! Bjo grande

    ResponderExcluir
  4. Como ela é esperta hein?
    Mas nessa de escolhas, ontem a Bia comeu 3 peras! Engraçado que antes não tinha disso. Nós podíamos equilibrar as refeições, mas agora, elas entendem o que gostam mais e sabem como pedir (ou implorar). Eu não sabia que uva dá assadura. Esse é meu problema desde sempre. Beijo

    ResponderExcluir
  5. Que esperta essa menina, hein Dayane. Sabe que aqui está começando a acontecer isso também. Sinal que estão mostrando o quanto estão mais independentes, que estão crescendo e fazendo as próprias escolhas. Medo! Vamos parar o tempo???? rs
    Então quer dizer que o aniversário da Leah está chegando... animei você? Que bom! Faça mesmo algo bacana e depois compartilha comigo também...
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Dayane aqui acontece o mesmo,más quando eu ou o Pai abre a geladeira, Lavínia corre pra pegar algo, e faz uma birra quando não deixamos ela comer o que pegou que são sempre coisas improprias para o horário bem como ai na sua casa.

    Más ainda bem que existe essa trava,seus problemas irão acabar ou não ?! rss.

    Ps: Tbm não sabia que uva dá assaduras,ela não come más eu como muito daquelas docinhas sem sementes sabe ??? Delicia...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Que fofa!! Muito legal você negociar, para que ela possa fazer algumas escolhas próprias! E gostei da dica da colega daí de cima de vocÊ organizar em tuppers o que ela pode comer, colocar no andar de baixo e as coisas que não são tão apropriadas nas prateleiras mais altas da geladeira!
    Aqui o desafio tem sido que a Helena só quer saber de comer sozinha. E eu, sinceramente, nem sempre tenho a paciência de esperar (e de limpar tudo depois). Ontem, que teve arroz, foi um auê... Hoje encontrei arroz até grudado na parede, acredita?
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Hahahaha, pelo menos ela tem boas escolhas: ervilhas, uvas, vagem... Nina também gosta de abrir a geladeira, mas sempre puxa o pote de doce de leite, que fica saindo e voltando lá de dentro. Bjks

    ResponderExcluir
  9. Medo de quando o Davi começar a abrir a porta da geladeira, até porque temos sim coisas lá dentro que ele não pode comer. Adoro uma besteirinha... Hora de providenciar também uma trava!!!

    bj

    ResponderExcluir
  10. Oh meu Deus, cada dia uma surpresa! Mas a mamãe está administrando muito bem! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. A Leah está cada vez mais esperta, hein?
    Imaginei a cena do queijo: "cheese e com aquele olhinho do gato do Shrek pra que eu abra pra ela" rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. mas que esperta! Ainda bem que as escolhas esTão boas né, pena que são em horários impróprios haha =D

    Por aqui temos um pote com algumas balas, antes não fazia diferença... mas agora a Lavinia intende o que é, e sempre pedi.. ~tive que tirar tudo dali!
    Abrir a geladeira ela ainda não sabe, uffa!

    beijão

    ResponderExcluir
  13. A Lara não pode ver a geladeira aberta que já corre para quase entrar dentro dela e pegar tudo (para ela comer ou para oferecer aos outros da casa).
    Sorte que ela não sabe abrir, e por enquanto só abre o armário mesmo (e pede farinha láctea, amendoim e cereal o dia inteiro!)

    ResponderExcluir