02 janeiro, 2013

Dois e meio

Aos 2 anos e meio, Leah:

• Adora dançar.

• Adora tirar a roupa. Passa maior parte do dia sem blusa e parece não sentir frio.

• Usa fraldas e não demostra interesse nem preparação pro desfralde.

• Não gosta de me ouvir cantar durante o dia. Mas não reclama quando canto pra ela dormir.

(Uma vez na contação de histórias cantou-se uma música que tem também um livro, Baby Beluga. Achei a música super fofa e pelo jeito que quase todas as crianças cantaram o refrão percebi que era um clássico e comprei o livro pra Leah. Cheguei em casa empolgada pra aprender a música mas logo que abri a boca pra cantar, Leah com cara de choro falou "não, não". Ela nunca me deixa cantar essa música e não quer nem saber de ver o livro comigo. Depois de Baby Beluga quase toda música que tento cantar, Leah já solta: "não canta, mãe!" Poxa, não sabia que minha voz era tão ruim assim.)

• Brinca muito com a imaginação, tá sempre imaginando coisas, criando. Adora fingir que é um cachorro: engatinha, lambe, late e respira feito cachorro.

• Pega-pega com esconde-esconde é uma das brincadeira favoritas.

• Gosta de estar em controle nas brincadeiras. Ela que diz o que você deve fazer, como fazer e onde fazer. Tem que ser do jeito dela.

• Mickey Mouse é o desenho favorito do momento e por ela passaria o dia inteiro assistindo.

• Tem um ritual de despedida: três beijos (um em cada bochecha e um na boca) e um abraço. Às vezes ela aumenta o ritual dando também beijos de borboleta (e tem que ser nos dois lados do rosto), beijo de nariz e um carinho em cada orelha. Ela faz esse ritual todos os dias ao se despedir do pai quando ele sai pra trabalhar, ou em mim quando está saindo com o pai, faz com cada um de nós antes de dormir, às vezes faz o ritual de despedida até mesmo quando o pai fala que vai ao banheiro.

• Fica feliz demais quando o pai chega do trabalho e não tem um dia sequer que ela não saia correndo e gritando de felicidade pra dar um abraço nas pernas logo que ele entra em casa.

• Come bem, raramente se recusa a comer e quando faz eu uso alguma distração e vou dando a comida. Ela nunca termina uma refeição completa por conta própria, começa a comer mas antes da metade já ta distraída e agitada, e aí eu tenho que terminar de dar a comida pra ela e usar muito da criatividade pra manter ela na mesa até terminar. 

• Houve uma época que podia se estabanar toda que ela não dava a mínima. Hoje é a Rainha do Drama, chora por qualquer besteira. O bom é que um beijinho nosso cura até mesmo machucado de verdade.

• É super preocupada com nosso bem estar, qualquer "ai" que a gente diga, ela corre e pergunta: "tá bem?" e dá um beijo onde nos machucamos.

• É um amor de criança, super carinhosa. Tá sempre dando beijos e abraços.

• É muito sensível e quando triste precisa de um abraço pra ficar melhor, mesmo que ela esteja triste porque acabei de dar uma bronca. Não importa se estou com raiva,  ela vem ainda chorando, com os braços abertos pro meu lado pra se reconciliar.

• É ótima em compartilhar comida, sempre dá um pouquinho pra todo mundo, até mesmo chocolate que ela fica louca de felicidade quando ganha um, mas não nega se a gente pede um pedaço. Já com brinquedos é o oposto, não compartilha e ainda arranca os brinquedos das mãos das outras crianças. 

• Mistura português e inglês. Ainda não sabe distinguir na hora de falar, mas compreende muito bem cada língua separadamente. Usa a estrutura gramatical do inglês (adjetivo na frente do substantivo) quando fala em português. Ex: "Nana casa" pra dizer "a casa da Nana" ou "chocolate leite" pra dizer "leite de chocolate". Conta muitas histórias ainda no idioma dos bebês, soltando uma ou outra palavra que faça sentindo no meio. Ainda não formula frases complexas, mas se comunica muito bem e acho que está ótima pra uma criança bilíngue.

• Sempre pede por favor. Faz muito uso de desculpa e obrigada, fala até mesmo quando não precisa. Agradece por qualquer coisa que considere boa, mesmo que não façamos diretamente pra ela. Pede desculpas até quando somos nós que precisamos pedir desculpa a ela, e também quando ela não tem culpa nenhuma.

• Nos chama, contra nossa vontade, de pai e mãe, ao invés de papai e mamãe.

• Conta até 10 (em inglês), mas sempre pula o 7. Reconhece escrito os números 9 e 10.

• Conhece as cores laranja, azul, verde, amarelo, roxo, preto, vermelho e marrom.

• Conhece as formas círculo, quadrado, oval, triângulo,  losango, estrela e coração.

• Dorme sozinha em sua cama.

(Ela está indo super bem em ficar na cama. Na hora da soneca quando falo que é hora de escovar os dentes ela já sabe e sem reclamar ela mesmo fala: "agora dormir". Escova os dentes, escolhe um livro pra ler e vai pra cama, quando saio do quarto ela fica lá quietinha e dorme. Já à noite ela da mais trabalho, acho que porque o pai ta em casa. Reclama um pouco, sai da cama às vezes, mas quando finalmente aceita, ela dorme numa boa.)

• Deixa a mãe a ponto de explodir de tanto amor!


7 comentários :

  1. Oi Day, quanto tempo sem passar por aqui! Na verdade andei ausente de toda blogosfera, mas estou aprendendo a administrar o tempo e dar conta de tudo rs! A Leah está uma fofa, muito inteligente, e amei as fotos de comparação, como o tempo passa rápido né? Beijos no coração, e tenham um 2013 maravilhoso e de muita alegria!

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, olha o quanto ela cresceu nesse último ano! Impressionante, né?
    Beijos e feliz ano novo para vocês
    x

    ResponderExcluir
  3. Amiga, como tá uma mocinha. olha essas fotos!! Aqui os dramas são os mesmos, mas a hora de comer o negócio pega!
    Ela tá muito fofa!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Linda, linda, linda! Achei graça da música que ela não gosta de ouvir!! Coisas de criança, vai entender né?!! rs

    Beijos e mais que lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Day! Que moça linda que a Leah tá! Imagina ela lendo esses posts no futuro... Vai adorar!!!
    Vim tb agradecer o carinho viu! ;)
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  6. Dayane adoro essa retrospectiva que faz através das fotos! Demais nesse post e no post anterior que tem o Papai Noel também... muito bom!
    Parabéns para sua linda menina. Espero que estejam todas bem por aí. Um grande beijo e Feliz 2013.

    ResponderExcluir
  7. Você realmente fez um belo post. Sintetizou todo desenvolvimento dela!!! Cris

    ResponderExcluir