26 março, 2013

Amamentando pela segunda vez

Quando Kylie veio pro meu colo, logo depois de nascer, ela encontrou meu peito e chupou com força. Pensei: essa sabe o que esta fazendo! Mas ela ainda teve que aprender e eu reaprender. Eu não lembrava mais como era amamentar um bebe tão pequenino. Dava trabalho pra ajudar ela a pegar o bico corretamente. Durante a primeira semana eu a acordava a cada 3 horas, dia e noite, pra mamar. Começava a primeira luta. Acordar recém-nascido = missão quase impossível. A boquinha minúscula mal se abria e enquanto eu esperava ela abrir bem a boca, ela ficava nervosa. Às vezes ela botava as mãozinhas na frente e não me deixava ver nada. Aí era outra luta pra tirar a mão do meio, segurar a cabeça dela e o meu seio. Passado o sufoco pra pegar o seio direitinho, mamava lindamente. Ela cheia de força e eu cheia de colostro. 

Os três primeiros dias não são nada agradáveis. A pega correta ajuda a não machucar os mamilos, mas ainda dói enquanto eles se acostumam com o suga-suga. Como dói. Quando ela pegava o seio eu prendia a respiração. E ainda tem as cólicas que acompanham. O que quer dizer que ela estava mamando bem e o meu útero voltando ao normal.

Com Leah nunca usei nenhuma pomada pra não machucar os mamilos, era só o próprio colostro e ar livre. Dessa vez ouvi muito falar da pomada Lansinoh, que era ótima tanto pra tratar quanto pra prevenir machucados. Enquanto Kylie mamava em um seio, eu passava o próprio colostro no outro e deixava secar. E quando lembrava, passava a pomada após as mamadas. Assim não tive problemas com mamilos feridos.  

A coisa fica boa quando o leite desce. Que pra mim foi no 4˚ dia. O peito enche, fica mais fácil pro bebê pegar. Os mamilos se acostumam e deixam de doer. As cólicas acabam. Como é lindo o som do bebê engolindo sem parar, com tanto gosto que você sabe que ele ta enchendo bem a boca. Mais lindo ainda é quando o bebê solta o peito e você a boquinha toda suja de leite!


E haja leite. A filha passa a golfar a cada mamada de tanto que come. A mãe acorda ensopada. Filha mama de um lado, leite jorra do outro. Os peitos viram pedras de tão cheios. E lá vai a mãe ordenhar nas madrugadas. E quando você tira mais de 150 mls de leite de cada peito, é motivo pra tirar foto e postar no blog mesmo.

E olha que eu parei de ordenhar porque acabou
o espaço do saquinho, o leite ainda não tinha acabado.

Falando em ordenhar... Achei o acessório que me faltava pra essa vida de vaca-leiteira lactante. Um sutiã que segura as bombinhas. Comprei logo que vi. Com Leah eu precisava segurar as bombas e ficava olhando pra parede sem poder fazer mais nada. Tirar leite era chato, era entediante. Não más! O sutiã é mara.

Euzinha nas madrugadas. Ordenhando e lendo blogs. Só me falta o glamour. ;)

Estoque de apenas 10 dias de produtividade e 5 ordenhas.

Posso deixar a baby com o papai e sair tranquila. Não testamos ainda pra ver se ela pega a mamadeira, mas como ela pega a chupeta, acredito que não vai ter problemas. Já saí três vezes sem a pequenina, e felizmente ela dormiu o tempo todo que estive fora. Não acredito que ela terá oportunidade pra tomar todo esse leite ordenhado. Vou procurar saber se aqui na cidade tem um banco de leite onde eu possa doar. 

É tão gostoso ver meu bebê crescendo se alimentando somente do meu leite. E ver a carinha dela drogada de leite e sorrindo à toa com a barriga cheia depois de uma mamada... 


Ah não tem preço!!

7 comentários :

  1. que delicia isso e que continue assim =)
    ela é tão lindaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  2. Ah, Day, como ela é linda!!
    E que bênção essa quantidade de leite! Que continue assim por muito e muito tempo!
    Adorei o sutiã! Hahaha Vou precisar de um desses pra continuar fazendo mil coisas ao mesmo tempo. :)
    Beijos pra família!

    ResponderExcluir
  3. Que foto mais linda desse sorriso! E essa outra da boca sujinha também está uma graça.

    bju

    ResponderExcluir
  4. Que sorriso mais encantador! Linda demais! Beijos em vocês!

    ResponderExcluir
  5. Menina que coisa linda! Até eu fiquei meio drogada aqui! hahahaha
    E esse sutiã? Não tinha ideia da existência dele, que massa!
    Vc precisa mandar uns estoques pro Brasil, a mulherada vai pirar! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. "e ver a carinha dele".... ops, " DELEEE".... entao pensei: "Nossa senhora, tinha certeza que seria uma menina. Será que a Dayane foi surpreendida no parto?" hehehehehe.... que nada. É menina mesmo! hihihihihih.... Olha, nao tive como acompanhar toda essa fase enquanto estava no Brasil. Agora estou de volta. Quero te dar os parabéns, um abraco apertadíssimo para dar ainda mais estimulada nessa ordenha.... hihihihi.... que sutia é esse menina? E vc ainda me diz que o bicho funciona? Eu fiz mais ordenha manual que com a bomba elétrica. Passava a madrugada lá no chuc chuc. Muitas felicidades para todos vocês! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que post delicioso!! Tão bom ler outras opiniões! Também adoro quando o Leo fica com a boquinha suja de leite depois de mamar, dá uma satisfação tão grande, né? Me diz uma coisa, tirando tanto leite assim com a bombinha, tu não fica com medo que falte para a próxima mamada dela? Eu fico receosa!
    Ela tá cada dia mais linda, parabéns!!!
    Beijão

    ResponderExcluir